4 vantagens da Psicologia Positiva nas empresas

Sabia que funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos segundo pesquisa? Além disso, essa pesquisa feita pela Universidade da Califórnia também mostrou que esses funcionários vendem 37% mais em comparação àqueles que se sentem insatisfeitos. Por todos esses bons motivos, aplicar a Psicologia Positiva na empresa é mais do que necessário.

A Psicologia Positiva tem como foco o lado positivo da forma de pensar e do comportamento. Ela é colocada em prática, por exemplo, quando a empresa não consegue alcançar a meta do mês e a equipe não se sente frustrada, pois tenta ver qual lição positiva pode-se tirar desse acontecimento. Melhorar o ambiente organizacional, deixando-o mais amigável também é uma forma de aplicar a Psicologia Positiva.

Para mostrar o quanto este conceito pode ser importante para o seu negócio, listamos abaixo 4 vantagens que se pode obter por meio da aplicação desse conhecimento.

1. Melhora a gestão

Ao melhorar o comportamento e a visão de cada funcionário dentro da empresa, automaticamente, a produtividade aumenta e os processos são realizados de maneira mais rápida e com menos erros. A partir disso, fica também mais fácil para o gestor identificar as habilidades de cada um dos membros da equipe. Assim, ele pode direcionar as tarefas para que consegue fazê-las de maneira mais otimizada. A gestão do setor e da empresa fica muito melhor.

2. Aumenta a motivação

Em um ambiente no qual as pessoas se sentem bem e o pensamento é direcionado para os pontos positivos de tudo o que acontece, a motivação para trabalhar e também para fazer o melhor possível aumenta. Funcionários satisfeitos possuem um maior nível de comprometimento com a organização e, por isso, também conseguem motivar outros membros da equipe.

Os membros da equipe precisam ter objetivos claros e um feedback construtivo e imediato. Isso evita que maiores erros sejam feitos, evitando também a refação de tarefas.

3. Promove o pensamento positivo

Algumas pessoas ainda duvidam de que o pensamento positivo possa verdadeiramente mudar a vida. Porém, a ciência já provou que biologicamente isso é um fato.

Uma pesquisa realizada pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos EUA, monitorou 2.618 pessoas, homens e mulheres, por meio da angiografia. Esse exame consegue avaliar a forma com a qual o sangue flui pelos vasos. Esses voluntários também responderam a um questionário sobre o que esperam do futuro. Depois de 15 anos, os pesquisadores constataram que as pessoas com melhores expectativas tinham 24% menos chances de morrer de doenças cardíacas.

Agora se o pensamento positivo pode melhorar a saúde de tal forma, imagine o que ele pode fazer pelo ambiente de trabalho? Apenas por meio dessa pesquisa, podemos constatar que a empresa receberá menos atestados médicos e assim, os custos serão reduzidos consideravelmente.

4. Melhora as relações

Não importa se a empresa tem 5, 10 ou 100 funcionários. Para que tudo funcione da melhor forma possível, o relacionamento interno precisa funcionar bem como uma espécie de orquestra. Sem dúvida alguma a Psicologia Positiva pode ajudar. Afinal de contas, as pessoas estarão mais comprometidas com o empreendimento e tentarão melhorar o relacionamento para cumprir um propósito.

Percebeu o quanto a Psicologia Positiva pode fazer por uma empresa? Siga a GAP nas redes sociais e fique atualizado com informações que ajudam no seu crescimento profissional!