5 dicas para fazer um planejamento estratégico de sucesso para sua empresa

5 dicas para fazer planejamento estratégico de sucesso para sua empresa

Todos os negócios possuem metas de crescimento, porém alguns conseguem prosperar, enquanto outros permanecem estagnados. A diferença entre eles é a aplicação de ações para alcançar os objetivos desejados. Por isso é fundamental ter um planejamento estratégico de sucesso para a sua empresa.

Saiba as etapas que devem ser seguidas para ter o plano de ação eficaz para o seu negócio.

5 dicas para fazer o planejamento estratégico de uma empresa

Para construir um planejamento estratégico eficiente é preciso responder a 3 perguntas fundamentais: Onde estou? Aonde quero ir? Como posso chegar? Veja 5 passos para transformar esses questionamentos em um projeto para atingir suas metas.

1. Analise o ponto em que sua empresa está

Antes de idealizar o seu objetivo o final é preciso fazer uma avaliação sincera sobre o seu negócio. É o momento de olhar para os seus números e a realidade em que você está.

Quantos produtos ou serviços são oferecidos? Quais são os mais lucrativos? Já investe em Marketing Digital? Quais são os maiores concorrentes do ramo? Para facilitar essa etapa, você pode recorrer também à análise SWOT (ou FOFA), veja:

• F: quais são as forças da empresa?
  • O: quais oportunidades podem ser aproveitadas?
  • F: quais são as fraquezas da empresa?
  • A: quais ameaças estão comprometendo o negócio?

Ao saber onde está, a próxima ação é saber para onde se quer ir.

2. Saiba quais são seus objetivos

Agora é o momento de projetar o futuro do seu empreendimento. Não tenha receio em ser ousado. Afinal, quanto mais altos seus objetivos forem, mais longe você chegará, mesmo que não atinja o ponto exato nos primeiros anos.

Para essa etapa, lembre-se de traçar metas inteligentes. Para facilitar isso, use o esquema SMART:

• Specific – Específico: quero aumentar minhas vendas.
  • Measurable –  Mensurável: esse crescimento deve ser de 30%.
  • Attainable –  Atingível: é um objetivo realista para o negócio.
  • Relevant – Relevante: isso é importante para aumenta as filiais da empresa.
  • Time based –  Tempo definido: desejo atingir essa meta em 6 meses.

Observe que esse objetivo é claro e com métricas definidas, o que é muito diferente de pensar: quero vender mais.

3. Defina estratégias e passos para seu plano de ação

Nesse ponto você precisa saber como fará para atingir sua meta de aumentar as vendas em 30% nos próximos 6 meses. O que precisa ser feito para alcançar isso?

Talvez seja necessário tomar ações como:

• treinar os vendedores;
  • incentivar a produtividade da equipe;
  • prospectar novos clientes;
  • ter mais interação entre vendas e marketing.

É o momento de criar as formas possíveis para chegar onde você pretende. Faça uma reunião com seus colaboradores e levante ideias.

4. Implemente e acompanhe as métricas

Agora que já sabe o que deve ser feito, é a hora de aplicar o seu plano. Saber as etapas a seguir, mas deixar sempre para depois não trará a concretização dos seus objetivos. Ou seja, se precisa investir em treinamento, procure empresas e cursos de capacitação, por exemplo.

Depois disso, avalie os novos números. Após colocar os passos em prática houve alguma mudança positiva? A empresa evoluiu e está mais perto das metas que foram definidas? Caso não, é preciso seguir para a dica 5.

5. Ajuste o planejamento estratégico

Seu plano não será perfeito na primeira versão. Por isso, é preciso sempre retornar a ele e ver o que pode ser aperfeiçoado. Caso veja que os vendedores estão com dificuldade para conciliar a capacitação com seu horário de trabalho, pense em como pode tornar esse processo mais leve.

Ou seja, observe os pontos falhos no seu planejamento estratégico e faça os ajustes necessários. Além disso, esteja com ele sempre a vista e não deixe apenas guardado em uma gaveta. Lembre-se: ele é o seu mapa do sucesso.

Com essas 5 dicas para fazer um planejamento estratégico, será muito mais prático enxergar o futuro promissor do seu negócio. Gostou de aprender como transformar sonhos em uma estratégia eficiente? Então, compartilhe esse artigo com sua equipe.