5 Passos Essenciais para Desenvolver sua Carreira Profissional

Tempo de leitura: 7 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O que você busca em sua carreira profissional?

  1. Realização pessoal
  2. Autoconfiança
  3. Diploma / Título
  4. Reconhecimento
  5. Crescimento

Você já ouviu falar que o que move o mundo não são as perguntas, e sim as respostas?! Certamente sim! Pois bem, talvez seja até estranho acreditar que as respostas são mais válidas do que as perguntas, mais a chave da questão é outra: Quando você se conhece e surge uma pergunta dessas, as respostas vem a mente naturalmente e fazem todo sentido, certo?

O que acontece na maioria das vezes são profissionais que não se encontraram em seu âmbito profissional e até pessoal, não encontraram o real propósito de suas vidas; E como identificar esse propósito?  

pos graduacao gap anapolis

Bom, propósito tem a ver com paixão, correr riscos, enfrentar desafios e por aí vai. Ter um propósito é descobrir sua função aqui na terra e mais, identificar se isso faz a vida valer a pena, vibrar mais, entende?

Para descobrir seu propósito, comece pelo simples. Lembre-se qual foi o momento ou atividade realizada que te deixou completamente feliz, ou seja, com o coração transbordando de alegria. Se você conseguiu identificar claramente, você acaba de encontrar seu propósito de vida. Essa sensação de satisfação e euforia é chamada de estado de Flow. Um sentimento positivo que faz com que uma pessoa exerça atividades com maior fluidez e total prazer.

Conheça as 05 etapas de uma carreira sustentável

  1. Análise

1.1  Análise atual vs desejada

Depois de identificar seu propósito, chegou a hora de fazer uma autoavaliação identificando sua situação atual, esse primeiro passo é fundamental para zerar o passado e começar a construir sua carreira de sucesso.

Pegue uma folha de papel e divida em duas partes: 1ª Estado Atual e 2ª Estado Desejado. 

É muito importante colocar suas ideias no papel, pois você envia comandos positivos ao cérebro e ele impulsiona seu corpo para a realização. Neste papel descreva como está sua situação atual (Carreira, Estudos, dentre outros), do outro lado descreva qual seria sua situação desejada, ou seja, como você gostaria de estar em relação à cada área colocada no campo atual.

Depois disso feche os olhos e imagine esta situação desejada. Projetar mentalmente a situação faz com que ela se concretize mais rapidamente.

1.2 Tomada de Decisão

Fazer escolhas nem sempre é uma tarefa fácil, a vida exige muitas renúncias e está sempre mudando, e nós é claro, temos que reinventar e sermos a cada dia mais resilientes às mesmas. O segundo passo é a tomada de decisão, que está relacionada às perdas e ganhos. Defina seus objetivo profissionais e faça uma comparação igual a que está abaixo.

No processo de tomada de decisão analise os seguintes pontos:

  • O que você ganha se atingir esse objetivo?
  • O que você perde se atingir esse objetivo?
  • O que você ganha se não atingir esse objetivo?
  • O que você perde se não atingir esse objetivo?

Observou a diferença? Se você possui um objetivo e cumpre ele o que você ganha e perde com essa realização? E do outro lado é: Se você não conseguir realizar esse objetivo, o que você ganha e perde?

1.3 Listar prioridades

“Se você tiver mais que três prioridades, então você não tem nenhuma”

Concentre suas atividades em apenas uma prioridade, o restante delegue. Caso você trabalhe sozinho, defina do mais importante até o menos importante. Isso te ajudará a consolidar sua carreira.

pos graduacao gap anapolis

1.4 Cronograma de ações rápidas

Após todo esse processo de descoberta, definição de prioridades e análise, é necessário listar algumas tarefas rápidas e datas para se concretizarem. Para cada ação coloque um período em que deve ser realizado. Seja firme e mantenha o foco!

1.5 Agenda programada

Você é daqueles que possuem várias atividades no dia e falta a maioria? Ou se esquece de alguma delas? Pois bem, nós temos a solução para você. Faça um calendário semanal e estipule um horário para realizar determinada tarefa. Por exemplo: Segunda, Quarta e Sexta de 19:15 às 20:15 natação e assim por diante.  

2) Evolução Pessoal Permanente

As empresas estão buscando cada vez mais, profissionais com o senso de autodesenvolvimento. Por isso busque sempre o conhecimento, se desenvolva em várias áreas e conheça um pouco de tudo. Dessa forma sua gestão e inteligência emocional irão te acompanhar de maneira crescente e evolutiva.


3) 
Relacionamento com pessoas e não de pessoas

Existe uma grande diferença da gestão com pessoas e de pessoas. Para que um profissional consiga crescer e desenvolver sua carreira é necessário ter a habilidade e sabedoria para gerir processos com excelência, e o relacionamento com pessoas é o início dessa jornada, pois nenhum profissional cresce alavanca sua carreira só, sempre existe pessoas que irão contribuir com isso. Um profissional deve primeiramente olhar para pessoas e depois para números.

A verdade é que relacionamento com pessoas exige um espírito de liderança, ou melhor, uma  liderança situacional, que consiste no líder se adaptar a diversas situações do time que envolvem decisões e maturidade. Por exemplo: Se for um profissional que tenha que realizar treinamento em sua equipe, dependendo do grau de maturidade deles, o líder terá que se adaptar. O líder tem a missão de se reinventar a cada situação perante sua equipe ou pessoas que convive se baseando em quatro pilares, sendo eles: Direcionamento, orientação, apoio e delegação. 


4) Inovação

A tecnologia traz novidades todos os dias, um bom profissional deve apostar nisso. Estar antenado, possuir domínio sobre ferramentas e métodos atuais da sua área de atuação. Carreiras se consolidam a partir de autodesenvolvimento, resiliência, equilíbrio emocional e inovação com criatividade. Então ofereça a sua empresa soluções para o negócio, com o auxílio de ferramentas para um melhor aproveitamento e gestão do tempo.


5) Especialização

Ser especialista nos tempos de hoje não é somente um título, diploma ou para incrementar o currículo, as empresas estão mais atentas e isso já faz parte de uma exigência de mercado. Aperfeiçoamento nunca é demais, e o profissional nunca irá perder com isso. Estudos apontam que profissionais que possuem especialização ocupam cargos acima da média e estão sempre buscando evoluir.

Se você almeja conquistar cargos acima da média em empresas de grande porte faça um MBA, se deseja aprofundar seus conhecimentos e elevar seu desempenho profissional em uma área específica: Um especialização é uma ótima escolha, agora se deseja seguir carreira acadêmica, você deve optar por um Mestrado.

pos graduacao gap anapolis


Talvez você esteja se perguntando o porque se fazer uma autoavaliação, buscar autoconhecimento e desenvolvimento, cuidar de pessoas e etc. E o motivo é simples, todo negócio por qualquer que seja necessita de pessoas.
Potencializar uma carreira e ser um grande profissional de sucesso exige renúncia, sabedoria, inteligência emocional, de mercado, competência, disciplina e principalmente: Humildade. A mudança acontece de dentro para fora, então não elimine nenhum dos pontos anteriores, todos eles irão contribuir para que sua carreira de fato seja de sucesso.

Conheça os cursos de Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado dentre outros, que a Faculdade GAP unidade Anápolis oferece a você! Para falar com um consultor clique no botão abaixo.

GAP FALE COM UM CONSULTOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *