A importância da liderança em uma carreira de sucesso

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O nome chefe já saiu, há muito tempo, do vocabulário das empresas e agora, o nome líder entra em ascensão. Mas qual é a diferença entre chefe e líder? O chefe é mais autoritário, ele impõe, ele ordena, sem incentivar ou motivar. Já o líder é justamente o oposto disso. Ele ouve os seus colaboradores e coloca a mão na massa, dentro de suas especialidades, assim como qualquer outro funcionário.

Assim, ser um líder é de extrema importância. Ele é visto dentro da empresa como alguém que deve ser seguido, alguém que é admirado simplesmente pelo que ele é. Assim, um líder é aquele que se torna uma inspiração para outras pessoas. Sendo assim, nem sempre é aquele que está em um local de comando.

Sendo assim, se tornar um líder pode abrir portas dentro das empresas e fazer de você um profissional de sucesso. Quer saber como? Então, continue com a leitura deste post!

Como pensar como um líder?

Para se tornar um líder, é necessário pensar como um, ou seja, tem que se desenvolver de dentro para fora. Afinal de contas, é justamente a maneira de pensar e de executar as tarefas que faz da pessoa um líder. Como a pessoa enfrenta os acontecimentos do dia, tanto os ruins quanto os bons é que faz dele um líder, uma pessoa admirada por outras. E o líder sabe que, o que acontece, são consequências de suas ações e que terá que lidar com elas.

Existe até um nome para isso que é Locus de Controle. As pessoas que possuem um locus de controle externo procuram as falhas para as suas ações fora de si, normalmente culpando a equipe. O líder possui um locus de controle interno. Ele sabe que existem variáveis externas e que algumas, fogem ao seu controle, mas tem convicção de que as próprias atitudes o levaram àquilo.

Além disso, o pensamento é sempre com foco na solução ou melhoria. Quando algo ruim acontece, o pensamento de um líder é sempre de “o que eu posso fazer para resolver a situação ou melhorá-la?”.

Qual a importância da liderança para uma carreira de sucesso?

Ter o pensamento de um líder o torna um líder e faz com que você se destaque na empresa. Dessa maneira, você consegue identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades com maior facilidade. Consequentemente, resolve os problemas da melhor maneira e consegue se antecipar a ele. Certamente, com essas características e atitude, você conseguirá chamar a atenção dos superiores.

Se tornar um líder não é algo que acontece do dia para noite, mas sim, um processo gradual. Assim, você deve avançar entre os níveis de liderança, degrau por degrau. Os níveis são os seguintes:

  1. gerente de si mesmo;
  2. gerente dos outros;
  3. gerente de gestores;
  4. gerentes funcionais;
  5. gerente de negócios;
  6. gerente de grupos e gestores corporativo (este é o cargo mais elevado de uma empresa, também conhecido como CEO).

E, é claro, os seus conhecimentos e habilidades como líder podem fazer de você um empresário de sucesso. Você pode abrir o seu próprio empreendimento e se tornar um líder no seu nicho de atuação, servir como inspiração e modelo para outras empresas.

Agora que você já compreendeu a importância da liderança, que tal dar o primeiro passo para ser um líder? Então, comece hoje mesmo o nosso MBA em Liderança, Coaching e Psicologia Positiva!

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