Acabei de me formar. E agora: Começo no Inglês ou em uma Pós-Graduação?

Eis uma dúvida que muita gente tem depois de terminar a graduação: fazer um curso de inglês ou uma pós-graduação? A resposta para isso é depende. Não, não estamos sendo evasivos, mas é porque as suas escolhas dependem do seu objetivo e também do que o mercado de trabalho costuma cobrar dos profissionais dentro de cada área.

Aqui, é preciso analisar diversos fatores, inclusive a localização, ou seja, a cidade e região na qual se encontra. Vamos falar agora sobre esses fatores e as vantagens que cada caminho pode oferecer!

Curso de inglês

Fatores a considerar

Primeiro, é preciso pensar em qual região do país você se encontra, pois, em algumas delas, não é tão necessário ter um curso de inglês com urgência. Por exemplo, áreas como a região Nordeste não costumam ser exigentes quanto a isso. Muitas vezes, é preciso saber apenas o básico. Isso pode ser uma exceção no caso das capitais que costumam receber uma grande quantidade de turistas durante todo o ano.

A área na qual você é formado e pretende atuar também é um fator importante. Por exemplo, vagas na área de marketing normalmente exigem um grande conhecimento dessa língua. Então, nesse caso, fazer um curso de inglês pode ser mais necessário que uma pós-graduação nesse momento.

Vantagens

As vantagens de se fazer um curso de inglês são várias. A primeira delas é o fato de oferecer maiores chances de ser contratado numa entrevista de emprego. Saber esse idioma pode ser o seu grande diferencial dos concorrentes. Além disso, se você trabalhar numa multinacional, pode ser o escolhido para representar a empresa em outros países em determinados eventos.

Pós-graduação

Fatores a considerar

Aqui também devemos levar em conta os fatores tais como região de trabalho. Pode ser que o mercado no qual você pretende conseguir o primeiro emprego valorize muito mais você estar numa pós-graduação do que em um curso de inglês. Por exemplo, profissionais de saúde precisam se especializar. É uma forma de conseguir emprego de forma mais fácil e ainda de atuar no que gosta. Um psicólogo pode se especializar em psicopatologia, sendo muito útil em clínicas psiquiátricas.

Vantagens

Os benefícios que uma pós-graduação consegue oferecer para a sua carreira são vários. Por exemplo, você tem a possibilidade de se especializar em um conhecimento pelo qual tem maior afinidade, as chances de encontrar o emprego dos sonhos são maiores, sendo um diferencial dos concorrentes, além de desenvolver novas competências aumentando as chances de ser promovido na empresa.

Fazer uma pós-graduação logo após o término da faculdade é apenas o começo. O ideal é que você esteja sempre em constante atualização e reciclando os conhecimentos. Se você quer ficar no mercado e se tornar competitivo, precisa se especializar constantemente.

Uma ótima forma de não ter que passar por essa dúvida é fazendo as duas coisas ao mesmo tempo. Hoje existe uma infinidade de cursos de inglês online com certificações reconhecidas em todo o território nacional, inclusive fora do país. E como a pós-graduação não costuma ocupar um grande tempo da sua semana, você pode conciliá-la com o curso de inglês. Basta saber se organizar.

Quer começar a sua pós-graduação ainda hoje? Veja as nossas opções de curso e escolha aquela que mais se encaixa no seus objetivos!