As principais atuações do gestor financeiro

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Qualquer empresa precisa de um gestor financeiro, afinal de contas, o controle financeiro precisa ser feito. É necessário analisar as despesas e os rendimentos do negócio, saber quais custos podem ser cortados sempre que necessário e, por fim, buscar o equilíbrio das contas. 

E o gestor não é responsável apenas pela análise dos gastos em si, mas também pelo planejamento das finanças da empresa, tomada de decisões e validação das contas. Dessa forma, é uma função de extrema importância. 

Vamos agora entender um pouco mais sobre o papel do gestor financeiro nas empresas. Veja abaixo quais são as suas principais atribuições no mundo dos negócios.

Analisa o mercado

Fazer uma análise de mercado é mais do que essencial para saber como a empresa deve se posicionar financeiramente frente a ele. Assim, o gestor financeiro pode trabalhar como autônomo, analisando um mercado específico para a empresa contratante e montando um planejamento ou ainda alterando o que a instituição já possui.

Controla as finanças

O controle financeiro também é um dos papéis exercidos pelo gestor. Ele verifica se os objetivos e metas financeiras estão ou não sendo atingidos. Após essa análise, o profissional precisa colocar a empresa no caminho correta e minimizar ao máximo as perdas financeiras. Assim, ele cria relatórios de performance, procedimentos, auditorias, orçamentos e outros.

Toma decisões

Cada vez mais o gestor financeiro exerce um papel estratégico dentro das empresas. Ele não faz mais um trabalho meramente técnico de análise de números. Ele utiliza esses números para montar uma estratégia financeira, um planejamento, criar metas e adequá-las aos objetivos do negócio. O profissional cria documentos que são de extrema importância para a empresa.

Por exemplo, caso seja necessário pedir um empréstimo no banco ou mostrar para os acionistas como vai a saúde financeira da empresa, os relatórios criados pelo gestor financeiro devem estar presentes. Aliás, atuam como principal ferramenta, com alto poder de convencimento.

Fica responsável pelas transações

Grande parte das transações financeiras realizadas pela empresa é de responsabilidade do gestor financeiro. Dessa forma, dá para imaginar a rotina e a pressão que esse profissional enfrenta todos os dias. O ponto positivo disso é que, atualmente, existem muitos softwares que podem ajudar esse profissional a aumentar a produtividade ao mesmo tempo que reduz a margem de erros.

Controla o fluxo de caixa

O gestor financeiro é também o responsável por fazer com que o orçamento da empresa seja cumprido. Determinar qual é o limite financeiro que cada departamento pode utilizar e saber se esse limite está, de fato, sendo cumprido. É como o seu orçamento pessoal: se algo sair do que foi planejado as chances de ter um problema financeiro e não conseguir pagar as contas, são grandes. Portanto, o fluxo de caixa precisa ser monitorado de perto.

Como você pode perceber, o papel do gestor financeiro é fundamental nas empresas. E, se você se identificou com essas funções, também pode se tornar um. Aqui na GAP, temos uma graduação em Gestão Financeira com todos os conhecimentos necessários para você se destacar no mercado e ser um profissional requisitado pelas empresas.

Saiba mais sobre a nossa graduação em Gestão Financeira e tire todas as suas dúvidas para começar os seus estudos o quanto antes!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *