Ciclo PDCA – Resolva problemas de qualidade e ganhe produtividade

Tempo de leitura: 2 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Se for pra escolhermos duas palavras que definam o universo corporativo e produtivo de hoje, as melhores talvez sejam competitividade e excelência. É evidente a busca pela melhoria dos processos com intuito de reduzir gastos e ainda aumentar lucratividade.

Graças a esta realidade, o planejamento estratégico se tornou por assim dizer, uma exigência do mercado. E neste meio conhecemos o Ciclo PDCA.

Mais afinal, o que é o Ciclo PDCA?

Resultado de imagem para ciclo pdca

Oriundo do Inglês (Plan / Do / Check / Act), o Ciclo PDCA consiste em uma rotina de gestão com foco em melhoria constante, através do PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, CHECAGEM E AÇÃO.

Esta metodologia é amplamente utilizada por empresas que desejam melhorar sua gestão, melhor aplicar suas forças tarefas interna e externamente, minimizando chances de erros e problemas no processo como um todo. E a partir de sua implementação, se faz necessário tornar-se rotina, um típico círculo vicioso em busca da melhoria contínua.

Compreenda melhor as etapas do Ciclo PDCA.

            Planejamento: Como sendo o primeiro passo do ciclo, deve-se estabelecer planos de metas, estipular expectativas desde o princípio de todo o processo, de maneira que se possa controlar e verificar os efeitos de tal planejamento.

            Execução: É hora de pôr a mão na massa. Deve-se executar “todos” os planos definidos na primeira etapa, e simultaneamente, realizar uma coleta de dados dos resultados obtidos, objeções ou dificuldades no cumprimento do plano inicial. Só assim será possível a continuidade do ciclo de forma coerente.

            Checagem: Com o planejamento inicial e os dados da segunda etapa em mãos, é hora de avaliar os acertos e as dificuldade encontradas de maneira apurada, dividi-las em medidas assertivas e não assertivas, e estudar possíveis soluções.

            Ação: A última etapa do Ciclo PDCA é onde serão tomadas as medidas necessárias para corrigir as possíveis falhas no processo, afim de eliminar as perdas da produção. Caso na etapa de Checagem não sejam encontradas falhas, pode-se estabelecer então, ações mais detalhadas que influencie uma melhoria ainda maior do processo.

Ciclo PDCA no Gerenciamento de Processos

O Ciclo PDCA sem sombra de dúvidas possui uma abordagem ampla e se aplica a diversas situações. E com certeza pode auxiliar você na resolução de problemas do seu dia a dia aí na sua empresa.

O curso de MBA Engenharia da Qualidade e Produtividade da Faculdade Gap, possui em sua grade, uma matéria voltada especificamente para o aprofundamento teórico e prático sobre o Ciclo PDCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *