Coaching: O remédio para alavancar a sua carreira

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

 

A motivação é um fator de extrema importância nas nossas vidas, especialmente na nossa carreira profissional. Sem esse ingrediente, ficamos desmotivados com maior facilidade e começamos a ver as coisas de uma maneira negativa, por mais que tudo esteja bem. Nesses casos, um processo de coaching pode ajudar consideravelmente.

Não sabe do que estamos falando? Já ouviu essa palavra, mas não sabe exatamente do que se trata? Então, continue com a leitura deste texto e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é coaching?

O coaching é um tipo de processo que faz com que qualquer pessoa consiga aprender certas habilidades e competências que são usadas tanto na vida profissional quanto na pessoal. Ele consegue ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de uma forma muito mais rápida, direcionando-o para o caminho certo e reduzindo a margem de erros no meio do caminho.

Dentro do processo de coaching são utilizadas diversas técnicas e conhecimentos: gestão de pessoas, neurociência, recursos humanos, administração, planejamento estratégico e outros. Ele pode atuar em qualquer contexto, ou seja, esse processo também pode ajudá-lo a alavancar a sua carreira profissional.

Como o coaching pode ser aplicado?

Como já mencionado, o coaching pode atuar em diversos momentos e áreas da vida de qualquer pessoa. Pode ter ser orientado para empresas com o coaching corporativo ou o coaching de equipes, por exemplo. Veja outras formas nas quais ele pode ser aplicado em diversos pontos da vida profissional:

1. Coaching de carreira

Aqui, o coach — profissional que exerce essa função — consegue direcionar o indivíduo em qualquer fase da carreira. Pode ser, por exemplo, uma excelente opção para aqueles que acabaram de sair da faculdade e não sabem exatamente que caminho seguir ou em que gostariam de se especializar. Também pode ajudá-lo a conseguir aquela tão sonhada vaga.

O coaching de carreira consegue ajudar a pessoa a identificar quais os seus pontos fortes para desenvolvê-los e os pontos fracos para que possam ser modificados. É uma maneira de romper com algumas crenças que podem limitado dentro da sua função e impedir que o tão sonhado sucesso profissional o alcance.

2. Coaching de empreendimento

Tem vontade de ser um empreendedor, mas está cheio de dúvidas e tem medo de seguir adiante? O processo de coaching pode ser uma ótima opção para ajudá-lo a desafiar os seus limites e colocar em prática o planejamento que ainda está no papel. Ele também pode ajudar caso você já seja um empreendedor e que queira expandir o seu negócio.

3. Coaching de liderança

Saber liderar pessoas é uma das características que você precisa ter se quiser ser promovido, por exemplo, ao cargo de gestor. Se essa é a sua vontade, investir em um processo de coaching pode ajudá-lo a identificar qual o melhor caminho para isso. Durante o processo, essas características são desenvolvidas e aprimoradas para fazer de você um líder nato.

Aqui, é possível identificar perfis de pessoas que desejam, por exemplo, se tornar um coach e motivar outras pessoas. Existem cursos excelentes no mercado que podem auxiliá-lo a seguir por esse caminho e obter o sucesso desejado.

Uma das formas de melhorar a sua vida profissional é procurando melhorar todos os dias, inclusive realizando especializações e cursos de capacitação. Existem alguns que também oferecem o processo de coaching, sendo ideal para aqueles que precisam ser motivados e, principalmente, direcionados para aquilo que realmente desejam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *