Como conciliar trabalho e estudos sem perder qualidade de vida?

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Trabalhar e estudar é a realidade da maioria dos brasileiros no ensino superior. Muitas pessoas precisam trabalhar e fazer faculdade. E ainda, logo depois, continuam na rotina de estudos para cursos de especialização.

Portanto, é imprescindível criar o hábito de estudar todos os dias para ajudar a conciliar o trabalho e estudo, pois isso possivelmente é algo que precisará ser feito a longo prazo. Mas, é totalmente possível, porém, é preciso criar uma rotina para se organizar e ser produtivo.

Mas, será que é possível ter qualidade de vida e um estilo de vida saudável trabalhando e estudando?

Se você está com problemas para ter o bom desempenho profissional, pessoal, esse artigo é para você! aqui vai umas dicas com as atitudes que se deve ter para encontrar qualidade de vida mesmo na correria de estudo e trabalho.

Anote todos os afazeres do dia

Estudo e trabalho devem estar divididos no seu dia. Passe para o papel tudo o que deve ser feito e estabeleça prazos para cumprir.

Esse hábito irá te ajudar a entender quais dias são mais puxados e os que pode ter atividades de descontração.

Foque nas tarefas que devem ser feitas com prioridade

Só para ilustrar, a prioridade é uma tarefa que precisa ser feita o quanto antes.

Portanto, se, no início do dia você recebe uma mensagem pedindo um relatório para a reunião do dia seguinte essa tarefa deve passar a frente das outras que não possuem prazo definido.

Deixe o trabalho no trabalho

No momento em que as tarefas se acumulam o pensamento é levar o trabalho para casa.

Por conseguinte, essa atitude pode prejudicar sua satisfação pessoal. Afinal, trabalhar na hora que deveria estar estudando ou conversando com a família compromete o seu dia.

Por mais que pareça complicado, é saudável separar o ambiente pessoal da jornada de trabalho.

Chegue mais cedo na aula

Chegar antes da hora pode ser muito proveitoso, separe esse tempo para estudar um pouco da aula anterior, a fim de relembrar o que foi estudado, isso ajuda bastante na memorização e assim você também otimiza seu tempo.

Caso tenha alguma dúvida, anote os pontos principais e pergunte ao professor sobre aquele tópico.

Se fizer isso todos os dias, não terá assunto acumulado e seu aprendizado chegará a outro nível.

Organize o seu dinheiro

Seja como for, os primeiros meses de faculdade podem te trazer gastos adicionais inesperados.

  • Livros
  • Transporte
  • Alimentação

São custos extras que vão além do valor da mensalidade. Uma vez que o estudo é um investimento na própria carreira, é imprescindível ter organização no orçamento para pagar as contas em dia, e ter uma reserva para momentos de lazer.

Outra dica interessante é juntar parte do dinheiro para eventos acadêmicos que podem surgir durante o curso. Assim, você se qualifica e não tem gastos fora do orçamento.

Tenha tempo para você e sua família

Qualidade de vida no trabalho também é conquistada através dos momentos com quem a gente ama.

Surpreendentemente, ao ter um tempo com amigos e familiares você alivia o estresse. Com efeito, além do sábado e do domingo, separe um dia na semana para almoçar ou jantar em família.

Pratique atividade física para ter qualidade de vida

Conciliar trabalho e estudos já é difícil, dessa forma você pode se acomodar e acabar deixando de treinar, isso é um erro, já que a atividade física dá energia e ajuda a regular o sono.

Do mesmo modo, ter qualidade de vida e saúde é fundamental. Assim, separe meia hora do seu dia para uma caminhada leve ou atividades que ajudam a relaxar como pilates, natação e yoga, elas também ajudam a desacelerar um pouco.

Viu só como é possível conciliar seu trabalho e o estudo? O melhor de tudo é que sua qualidade de vida só tem a melhorar. Invista em você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *