Como escolher entre um curso EAD ou Presencial?

Tempo de leitura: 1 minuto

O primeiro passo você já deu: Já escolheu a fazer um curso de graduação, capacitação, ou ainda uma pós-graduação. Mas então surgiu aquela dúvida, seria o melhor para você um curso presencial ou a distância?

Devem ser observados no momento da escolha: o que você deseja, qual o tempo disponível para estudos, organização, disciplina e outros.

Cursos EAD

Nos cursos a Distância, não é necessário que professores e alunos estejam no mesmo espaço e tempo. As aulas são gravadas e disponibilizadas na plataforma online, onde o aluno pode assistir posteriormente, de acordo com a disponibilidade. Esses cursos também costumam ser mais baratos em relação aos presenciais.

Cursos Presenciais

No curso presencial, há uma maior interação entre professores e alunos, sempre se localizam em uma sala de aula. As aulas têm horário marcado, o que pode ser problema para quem tem horários flexíveis.

Qual o seu perfil?

Se você é uma pessoa concentrada, não tem problemas com disciplina para estudar, Educação a Distância pode ser o perfil ideal para você. Mas, se você não consegue estudar sozinho, tem horário disponível e necessidade de interagir com outras pessoas para aprender, o ideal é o curso presencial.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em EAD ?

Os cursos EAD são considerados o futuro da educação, seja pela aplicação da tecnologia, pela acessibilidade ou pela disseminação cada vez maior.

As empresas, gradualmente, têm valorizado os profissionais capacitados por essa modalidade, entendendo que os mesmos têm as habilidades de cumprir prazos, aprendizado individual e conhecimento em informática.

Em ambas modalidades as provas são presenciais. Assim como a carga horária e a emissão do diploma.

O mais importante é escolher uma modalidade de acordo com o seu perfil e necessidade. Observe também, se a instituição é credenciada pelo MEC.