Conheça mais sobre Engenharia de Qualidade e Produtividade

Ninguém quer um produto ou serviço sem qualidade não é mesmo? Aliás, muitas são as pessoas que pagam um bom dinheiro a mais por algo por causa da qualidade devido à sua importância. É aqui que entra a Engenharia de Qualidade e Produtividade, uma das áreas estudadas pela engenharia e na qual você pode se especializar.

Para que um produto tenha qualidade, por mais simples que ele seja, é preciso criar algumas técnicas com o objetivo de garantir que aquele produto tenha a qualidade esperada e possa cumprir o seu papel. O responsável por isso é justamente o Engenheiro de Qualidade e Produtividade.

Quer saber mais sobre essa área, o que ela estuda e onde os profissionais podem atuar? Então, continue a leitura!

O que faz um engenheiro de qualidade e produtividade?

Dentro de um processo de fabricação, é necessário que existem padrões e parâmetros a serem seguidos. Por exemplo, a quantidade de matéria prima, as cores exatas, a quantidade, o tamanho e várias outras características que são próprias desse produto final. É o engenheiro de qualidade o responsável por manter essa padronização.

Há duas áreas principais de atuação para esse profissional. Uma delas é a área de Auditoria da Qualidade, na qual atuará com certificação de normas. A outra é de Controle de Qualidade, inspecionando os produtos fabricados e fazendo testes para ter a certeza de que eles estão dentro dos padrões estabelecidos.

Como anda o mercado de trabalho?

Essa é uma área que ainda tem pouco profissional e com a crescente competitividade entre as empresas, a Engenharia de Qualidade e Produtividade é cada vez mais necessária. As empresas precisam garantir a qualidade de seus produtos para agradar os clientes ou então podem fechar as portas. Por isso, ter um profissional como esse, especialmente em grandes fábricas, é essencial para os negócios e os lucros do empreendimento.

Lembrando que quanto maior o aperfeiçoamento na área, maiores as chances de conseguir um excelente cargo na empresa e de ser contratado com melhores salários. Por isso, é muito importante que você esteja em constante aprendizado sobre o assunto.

O que você aprenderá no curso?

O curso de Engenharia de Qualidade e Produtividade ensinará tudo o que você precisa para ingressar na área. Você terá os conhecimentos requisitados pelo mercado como:

• Gestão Estratégica e Inovação;
  • Gestão de Custos;
  • Gestão da Manutenção e Capacidade de Produção;
  • Análise de Problemas e Tomada de Decisão;
  • Painel de Controle.

Há várias outras matérias e conteúdos que são ofertados em um curso de especialização no assunto. Para garantir a melhor formação, você precisa escolher uma instituição de ensino que seja compatível com as necessidades do mercado. Além disso, analise a grade curricular, estrutura do local e a carga horária do programa. Todos os fatores devem ser levados em consideração quando o assunto é a sua educação profissional.

Quer saber onde encontrar o melhor curso na área? Então, veja o MBA em Engenharia da Qualidade e Produtividade da GAP, compare e veja os diferenciais que oferecemos aos nossos alunos!