Contador do Futuro: 5 habilidades que todo profissional deve ter

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Para sobreviver no mercado, não há muita opção a não ser manter-se sempre atualizado. A concorrência é grande, especialmente quando falamos do setor contábil. Há muitos profissionais em qualquer parte do país e é necessário se destacar para conseguir bons clientes e fechar contratos importantes.

Para continuar tendo sucesso na sua carreira e expandir os negócios, é preciso pensar em como é o contador do futuro e quais habilidades são necessárias.

Quer algumas dicas sobre o assunto? Então acompanhe abaixo as principais habilidades para se tornar um profissional de destaque!

1. Capacidade de comunicação

Saber se comunicar bem e ser compreendido é essencial em qualquer negócio. Mas essa habilidade é especialmente importante quando estamos lidando com legislações e tributos como é o caso do contador. Uma frase mal interpretada ou mesmo uma taxa que não foi falada durante a conversa com o cliente pode prejudicar e muito o trabalho.

Portanto, analise os erros que já foram cometidos nesse aspecto e crie soluções. Por exemplo, você pode montar um fluxograma e deixar à vista para não se perder ou mesmo não esquecer de comentar nenhuma informação importante com o cliente.

2. Vasto conhecimento sobre a legislação tributária

Infelizmente, a legislação tributária brasileira muda a todo instante e é necessário manter-se sempre atualizado sobre as novas leis. Informar um tributo de forma errada pode causar sérios prejuízos à empresa e o seu nome como profissional fica comprometido. Portanto, estar se atualizando constantemente é fundamental para se manter bem no mercado.

Por exemplo, houve mudanças quanto ao faturamento do Simples Nacional. O limite subiu de R$ 3,6 milhões para R$ 4,8 milhões. Essa é uma atualização importante para os contadores realizarem o trabalho de uma forma melhor.

auditoria contabilidade gestão de tributos faculdade gap

3. Gestão de tributos

Saber fazer uma boa gestão de tributos é essencial para qualquer empresa e, normalmente, essa responsabilidade é passada para o contador. Quanto mais serviços você puder oferecer, melhor para o seu crescimento profissional.

Ao fazer a gestão de tributos da empresa, o contador consegue evitar que ela pague mais do que realmente deve e também evita problemas futuros como multas e juros de tributos que não foram pagos. É ideal que, no momento de descrever a sua solução, você possa mostrar as vantagens que o seu cliente pode ter com esse conhecimento.

4. Conhecimento em tecnologia

Estamos numa era em que o armazenamento na nuvem, os softwares de escritório, a automatização dos serviços e outras tecnologias estão em vasto crescimento. Portanto, saber apenas usar o computador ou planilhas já não é o bastante. Quanto mais ferramentas você tiver para ajudá-lo em seu trabalho, melhor será o atendimento e mais rápido será a entrega das suas soluções aos seus clientes.

Portanto, pesquise, participe de eventos presenciais e online para saber todas as novidades que estão acontecendo dentro do mercado contábil.

5. Qualificação profissional

Essa é uma habilidade exigida em qualquer profissão e com o contador não é diferente. É preciso estar sempre em busca de conhecimento já que há uma crescente necessidade do mercado e também muitos profissionais concorrentes. Achar que apenas o tempo de experiência é o suficiente é um erro que pode custar caro.

Sendo assim, busque por cursos de pós-graduação, especializações e MBAs em instituições de ensino que possam oferecer todas as atualizações e conhecimentos necessários para que você continue expandindo o seu serviço e se torne um contator reconhecido pela competência e sucesso.

Quer começar a subir alguns degraus na carreira hoje mesmo? Veja então o nosso MBA de Auditoria e Gestão de Tributos e como ele pode ajudá-lo nessa caminhada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *