Controladoria e finanças: Qual é o seu papel na gestão empresarial ?

Se neste exato momento perguntássemos para você: qual é o seu orçamento para 2020? O seu market share? Qual seu nível de endividamento? Quais são suas principais receitas? E os custos? Você conseguiria responder todas essas perguntas em alguns minutos? Se a resposta for “sim”, você provavelmente tem um setor de controle na sua empresa. Caso contrário, está na hora de se informar sobre controladoria nas empresas e, quem sabe, implantar na sua.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), a principal causa da falência de 42% das pequenas e microempresas é pela falta de planejamento e pouca visão de mercado. Entre outros problemas apresentados na pesquisa, 14,43% falaram que o fracasso do negócio foi devido a complexidade de tecnologias de gestão disponíveis no mercado. E é aí que a controladoria nas empresas entra, pois o seu intuito é auxiliar nesses pontos.

O que é Controladoria?

Explicando de forma breve, a Controladoria faz parte da área de Ciências Contábeis e é responsável pelo controle orçamentário e administrativo de uma empresa. Falando de uma forma mais simples, podemos considerá-la a “evolução” da Contabilidade, pois além das questões contábeis e econômicas, trabalha continuamente a administração da empresa como um todo.

Funções da controladoria

O primeiro da passo da Controladoria é estruturar as operações financeiras e contábeis, abrangendo os seguintes contextos:

– Custos relativos à contabilidade;

– Gestão de custos e despesas;

– Formação do preço de venda;

– Estratégias para captação de recursos;

– Avaliação da produtividade e performance dos colaboradores;

– Fluxo de caixa.

Dessa forma, as funções exercidas por essa área são:

– Planejamento: é a delimitação de um projeto a fim de atingir um objetivo;

– Organização: consiste na estruturação organizada de atividades e processos para o alcance do objetivo;

– Direção: visa à definição de uma separação eficiente das tarefas, sempre nos limites da gestão;

– Controle: é a mensuração da qualidade e eficiência dos projetos, se comparados ao objetivo esperado.

Importância da controladoria nas empresas

Se você busca o sucesso para sua empresa, você precisa ter algo em mente: o monitoramento contínuo é fundamental. Afinal, o mercado vive em constante desenvolvimento, e você precisa estar atento e atualizado para garantir a competitividade e o esclarecimento do público consumidor.

Baseado nesse cenário, é mais que necessário que a sua empresa conte com um planejamento estratégico, que preveja as demandas dos clientes, fornecedores e outros stakeholders (grupo de interesse). É exatamente nesse ponto que a função do controller se faz necessária. Esse profissional faz o monitoramento exigido para que os objetivos desejados sejam alcançados.

Ao realizar esse planejamento estratégico, sua empresa terá maior precisão na gestão, resultando na melhor escolha do caminho e encontrando soluções mais adequadas.

Entre os benefícios obtidos estão:

– Redução de riscos estratégicos em curto, médio e longo prazos;

– Visualização do cenário geral da organização, que possibilita fazer previsões para o futuro, diminuir a chance de erros e facilitar os processos decisórios;

– Aumento da produtividade, já que o retrabalho é evitado;

– Diminuição de custos desnecessários.

Em suma, a controladoria nas empresas é crucial para assegurar a conformidade.

Finalizando, em sua maioria, os profissionais do segmento são graduados em Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Economia. Porém, o recomendado é que ele faça uma MBA na área, desta maneira, ele estará melhor preparado para enfrentar os desafios.