Controller – O pilar das decisões empresariais.

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No início de um negócio, o empreendedor fica bastante sobrecarregado. Ele precisa assumir diversos papéis dentro da empresa já que, no começo, o capital é pequeno e assim, fica sobrecarregado.

A questão é que, à medida que a empresa vai crescendo, já não é possível continuar assumindo todos esses papéis. Em algum momento, você precisa contratar uma pessoa para ajudá-lo e isso ajudará no sucesso do seu empreendimento. Dessa forma, você precisará começar a delegar algumas tarefas.

Quando chega à mente a ideia de contratar colaboradores, é mais comum pensarmos em funções dentro da área de marketing, vendas, atendimento e outras. O problema disso, é que nos esquecemos de outras áreas igualmente importantes dentro da empresa como gestão e outras áreas internas. Aliás, uma área muito importante é a de controladoria e que também costuma ser esquecida.

Para saber um pouco mais sobre a controladoria, o profissional de controladoria, também chamado de Controller, continue com a leitura deste post até o final!

O que é o Controller?

Não necessariamente o que é, mas quem é o Controller. Ele é o profissional que atua na área de controladoria, ou seja, ele é o responsável por analisar diversos dados importantes da empresa e que são essenciais para tomar decisões no nível estratégico.

O trabalho do Controller é de suma importância, já que ele se relaciona com todas as áreas da empresa. Aliás, ele também é o responsável por fazer o planejamento, a coordenação e o direcionamento de todas as atividades na empresa no curto, médio e longo prazo.

Além dessas responsabilidades, o Controller pode ter outras como analisar e identificar os riscos da empresa, identificar pontos fracos e que necessitam de melhorias, fazer uma análise da saúde financeira da empresa, entre outros aspectos altamente relevantes.

Por tudo isso fica fácil identificar que esse profissional é essencial dentro de qualquer negócio. Por conta disso, ele precisa ter uma séria de conhecimentos e habilidades para fazer o melhor trabalho possível.

O que um Controller precisa saber?

Esse profissional precisa lidar com situações de alta complexidade já que ele lida com todas as áreas da empresa ao mesmo tempo. Por isso, é interessante que ele tenha um pouco de conhecimento sobre cada um dos departamentos do empreendimento.

É importante que esse profissional tenha conhecimentos em administração, gestão, ciências contábeis, economia e outros relacionados. Dessa forma, uma boa maneira de reter todos esses conhecimentos é fazendo cursos de extensão e pós-graduação na área para complementar os conhecimentos.

Além de ter essa base, a profissão de gerente de controladoria exige outras habilidades que costumam ser aprendidas no dia a dia: facilidade de comunicação, empatia, entender as coisas de maneira multidisciplinar, ser sigiloso quanto às informações, facilidade de planejar ações a curto, médio e longo prazo.

Por que as empresas precisam de um Controller?

O Controller precisa cuidar de algo muito importante da empresa: a sua estratégia em todos os setores. A empresa poderá contar com um profissão com visão amplificada e crítica e que conseguirá analisar todos os setores de forma holística e também por departamentos. Esse profissional será capaz de otimizar os resultados da empresa o que, por si só, já é um grande benefício.

Veja também o que o mercado de trabalho espera do profissional em 2019 e comece a se atualizar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *