O que o mercado de trabalho espera dos profissionais do futuro

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Na época dos nossos pais era suficiente ter um curso de graduação. Você encontrava emprego facilmente e era bem remunerado. Mas os tempos mudaram muito e o profissional do futuro que o mercado espera tem que ir muito além do nível superior. As grandes empresas não buscam apenas por um bom currículo, eles querem um diferencial.

Isso acontece com tudo. Por exemplo, para uma empresa se destacar dos concorrentes ela precisa ter algo que chame a atenção dos consumidores. Você, por sua vez, precisa chamar a atenção das empresas ter o “algo a mais” que elas esperam encontrar.

Para ajudá-lo a ser um profissional de sucesso e conseguir alcançar os seus objetivos de forma mais rápida!

As características do profissional do futuro

Deve ser flexível

O homem só conseguiu sobreviver durante todos esses anos sobre a terra porque ele soube se adaptar aos acontecimentos. Ele aprendeu como lidar, por exemplo, com as intempéries do tempo como os furacões. Se você quer ser um profissional de destaque, também precisa aprender a se adaptar facilmente.

Entenda que, por mais que um tipo de decisão seja tomada pela empresa em determinadas situações, algumas delas podem requerer uma atenção a mais. Um mero detalhe que passa invisível para os demais profissionais, deve ser um ponto de destaque para você.

Deve saber se comunicar bem

Os ruídos numa fala podem trazer consequências inimagináveis! As falhas de comunicação dentro de uma empresa podem destruir o bom clima entre a equipe e causar desavenças. Uma palavra dita em um momento errado e entendida de forma errada pode levá-lo ao caminho da demissão.

Portanto, seja bem claro e não permita que as pessoas tenham dúvida sobre o que quer dizer. Evite usar palavras muito rebuscadas e use os termos próprios da empresa na qual atua.

Deve ser resiliente

A palavra resiliência tem sido bastante falada no meio empresarial. Todos querem ter um funcionário resiliente, ou seja, uma pessoa que consiga lidar com os imprevistos e que também consiga tirar uma ideia positiva de situações que, para a maioria, são constrangedoras e causam preocupação.

As empresas estão sempre em busca de profissionais assim, que sempre focam na solução e não no problema.

Deve sempre focar no aprendizado

Um bom profissional nunca para de aprender. Ele tem a plena consciência de que não importa quantos cursos ele faça e quanta experiência tenha, sempre há algo novo que pode ser aprendido.

Nesse caso, além da experiência no ambiente de trabalho, você também deve sempre melhorar o seu conhecimento dentro da função na qual atua. Cursos de capacitação, pós-graduação, participar de eventos na área, congressos, conhecer pessoas novas, tudo isso faz parte do seu caminho para se tornar o profissional que toda empresa deseja ter.

Como se pode perceber, se tornar esse profissional do futuro depende unicamente de você. Pesquise em diversas instituições de ensino os cursos que são oferecidos e escolha o que mais se encaixa no seu currículo. E, acima de qualquer coisa, tenha prazer no que faz e assim, será sempre um profissional de sucesso em qualquer lugar que vá.

Quer começar a construir o seu caminho de sucesso? Então veja as opções de pós-graduação que nós oferecemos a você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *