O que o mercado de trabalho espera do profissional de 2019 ?

Tempo de leitura: 1 minuto

O ano de 2019 promete ser de retomada da economia e consequente oferta de vagas. Segundo recrutadores, existem cargos de empregos em todos os setores, porém, o que falta é competência para os profissionais.

Segundo projeções feitas pelo Departamento Econômico da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), a economia brasileira deverá crescer de 2,5% a 3% em 2019.

Vários fatores são avaliados para determinar quais as profissões estarão em alta em 2019. A globalização, o acesso à informação, envelhecimento e aposentadoria da população, criam uma diversificação nas “novas profissões”. Observa-se em geral, que as profissões relacionadas à tecnologia, vendas e marketing, engenharia e de finanças, têm o potencial elevado de crescimento.

A busca para 2019 é por profissionais capazes de se adaptar, aprender e resolver problemas, além de ter habilidades com informática. Conheça as principais características que os recrutadores buscam em um profissional do “futuro”.

Inteligência emocional

Espera-se que o profissional tenha capacidade de lidar equilibradamente com as próprias emoções. O autoconhecimento é relevante para tomada de decisões e relacionamento com os colegas.

Adaptação cognitiva

O profissional deve saber realizar tarefas de vários ramos. É comum por exemplo, a procura por um profissional que tenha formação em uma área, mas saiba gerenciar pessoas, entenda de finanças e conheça sobre informática. O mais importante é a disposição para aprender.

Pensamento crítico

As pessoas disciplinadas a resolverem situações e contratempos, são chamadas de pensadoras críticas. As empresas procuram este tipo de profissional para auxiliar nos problemas e propor soluções, além de trazer ideias inovadoras.

Conhecimento tecnológico

A tecnologia é um dos setores que terá altas taxas de crescimento nos anos futuros. Na era digital que vivemos, o profissional de qualquer área deve estar apto a trabalhar com ferramentas tecnológicas.

Se você quer entrar no mercado de trabalho ou crescer profissionalmente, invista no seu aprendizado e aperfeiçoamento e mantenha a prática dessas características em 2019.