PARA QUE SERVE, COMO CALCULAR E O QUE É KPI DE LOGÍSTICA

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Primeiro, o que é KPI (Key Performance Indicator) ou, em bom português, Indicador Chave de Performance, também chamado de KPI de Logística, é uma ferramenta essencial para qualquer empreendimento. Ela ajuda a medir os resultados dos seus esforços e, a partir dessa medida, é possível direcionar o seu investimento para o que realmente está dando certo.

São dados e informações que o ajudarão a gerir melhor um negócio, melhor ainda se os KPIs forem analisados em tempo real, assim é possível dar feedbacks imediatos para as equipes.

Vamos entender um pouco mais sobre como funciona o KPI de Logística e como calculá-lo.

Como funciona o KPI na prática?

O KPI deve ser utilizado por processo e assim, será possível analisar o desempenho e os resultados que aquele processo oferece para a empresa. Para que esses KPIs sejam utilizados pela empresa, é necessário que eles sejam quantificáveis, ou seja, precisam ser expressos em números. Dessa maneira, fica mais claro, por exemplo, se a meta determinada foi atingida ou não.

O que pode ser mensurado com os KPIs?

Já pensou em mensurar a performance da sua equipe ou mesmo o rendimento e a produtividade que ela pode oferecer? Além disso, os KPIs também podem ajudar a criar novas formas de realizar um determinado processo, sendo útil também para alcançar resultados a médio e longo prazo.

Vamos a um exemplo para que este ponto possa ficar mais claro. Uma loja de varejo, por exemplo, pode usar o KPI para saber quantos itens recebem dos fornecedores dentro de um intervalo de tempo como uma semana, um mês, um semestre e assim por diante. Também pode mensurar a quantidade de entregas (com foco nos gastos com frete) e quantas peças possui no estoque.

A partir desses números você pode, por exemplo, identificar que a quantidade de entregas pode reduzir, pedindo mais mercadoria de uma única vez e gastar menos com frete. Também pode gerenciar melhor o seu estoque e entender que não precisa de tantos pedidos, pois ainda há muitos produtos em estoque.

Como calcular o KPI?

Existem diversos KPIs que a sua empresa pode utilizar e você deverá escolher quais são os mais indicados para o seu negócio. Vamos explicar como calcular os principais KPIs que as empresas costumam usar de uma forma geral.

OCT (Order Cycle Time)

Esse é um KPI que mede o tempo que a sua empresa leva para entregar um produto ao cliente desde o momento em que recebeu o pedido. Para isso, você deve estabelecer um período, por exemplo, um dia. Somar o tempo de cada entrega realizada e dividir pelo número de entregas. Assim, você pode saber se o tempo médio das entregas está dentro do padrão que foi estabelecido pela empresa.

Taxa de conversão

Esse é um KPI que consegue medir quantos leads entraram em contato com a empresa para fechar negócio. É um índice muito usado pelo setor de marketing e também pelo de vendas. É um valor dado em porcentagem. Por exemplo, se o resultado deu 50% significa que metade dos leads fecharam um negócio com a empresa.

Para fazer esse cálculo é bem simples: você só precisa dividir a quantidade total de clientes pelo número de leads.

ROI

Também conhecido como Retorno Sobre o Investimento, o ROI é uma ótima KPI para qualquer empresa. Ele consegue mostrar o quanto de retorno a empresa teve com um cliente com base no investimento que fez para atrair clientes.

Por exemplo, digamos que uma empresa investir 10 mil em campanhas de marketing. No mesmo período, houve um aumento de 15 mil reais nas vendas. Para calcular o ROI basta fazer o seguinte cálculo: (15.000 – 10.000) e dividir o resultado por 10 mil. Para obter o resultado em porcentagem, basta multiplicar por 100.

O resultado vai dar 50%, ou seja, para cada 1 real gasto, a empresa teve um retorno de 1,50 centavos.

Os KPIs de logística podem ajudar e muito a empresa. Quer receber outros conteúdos que também podem ajudá-lo no ambiente de trabalho? Então, assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *