Planejamento e Metas. Porque isso te faz ir além?

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Ter um objetivo é essencial para qualquer coisa em nossas vidas, afinal de contas, são esses objetivos que nos impulsionam para ir alé. Porém, para alcançar esse objetivo, você precisa ter planejamento e metas metas, são elas que farão você dar um passo de cada vez e conquistar o que tanto deseja.

Entenda um pouco mais sobre as metas, o que elas são e porque elas são tão importantes para realizar o seu sonho!

O que são o planejamento e metas?

Mas metas e objetivos não são a mesma coisa? Não. As metas precisam ser mensuráveis. Por exemplo, o seu objetivo para este ano é fazer uma nova graduação, mas como você pretende se organizar para cumprir esse objetivo? Isso será feito em quanto tempo? Quantas horas por dia você estará disponível para concretizá-lo?

Sendo ainda mais claros, vamos dar o exemplo de alguém que começou a estudar para concursos. Essa pessoa precisa determinar em quanto tempo deseja passar, quantas horas por dia pretende se dedicar, quantas questões por disciplina pretende resolver e assim por diante.

Isso quer dizer que, as metas e o planejamento precisam ter início meio e fim e é importante criar metas de curto, médio e longo prazo.

Por que as metas nos ajudam?

Tudo tem a ver com a maneira que o nosso cérebro funciona. Primeiro, é necessário compreender que a sua mente está, o tempo todo, em busca de dopamina, um neurotransmissor que oferece uma sensação de prazer.

Ao criar uma meta e cumpri-la, você estará dando dopamina ao seu cérebro e isso o incentiva e motiva para seguir adiante, sempre em busca de mais e mais. É por isso que as metas funcionam para a grande maioria das pessoas.

E aqui entramos em uma informação essencial: crie metas de curto, médio e longo prazo e que sejam alcançáveis.

Por exemplo, o seu objetivo para esse ano é abrir uma empresa. Pois bem, como meta de curto prazo, coloque resolver toda a documentação e o pagamento de taxas e tributos necessários para isso. Para a meta de médio prazo, você precisa conseguir o capital necessário para abrir a empresa, seja por meio de empréstimos ou qualquer outro meio.

Como meta de longo prazo você pode determinar alcançar um determinado valor de vendas no primeiro ano de funcionamento.

As metas precisam ser alcançáveis ou você estará fadado a se frustrar constantemente. Por exemplo, conseguir um empréstimo para abrir o seu negócio costuma ser uma tarefa que leva tempo. Você precisa fazer uma grande pesquisa de mercado, avaliar todas as suas opções e só então ir aos locais saber quais as documentações necessárias e avaliar se o empréstimo é ou não é viável. Tudo isso leva um certo tempo.

Outra característica importante das metas que funcionam é que quanto mais específicas elas forem, melhor. Em vez de criar apenas uma meta para o departamento de marketing, crie outras metas menores, por exemplo, para o marketing digital e outras para o marketing offline. Dentro do marketing digital, crie metas para o e-mail marketing, para as redes sociais e assim por diante.

Ter planejamento e metas em tudo o que você faz é uma ótima forma não só de começar a alcançar o seu objetivo como também de manter-se motivado a continuar. Planeje-se, crie metas e as avalie constantemente.

Quer receber informações valiosas como essas? Então assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *