Pós-Graduação: Como escolher a ideal para sua carreira

Atualmente, ter, pelo menos, uma pós-graduação no currículo é essencial e quanto mais melhor. O problema é: como escolher o curso mais adequado às suas necessidades? Qual deles realmente está de acordo com o que a sua função exige no momento? Qual curso se encaixa nos seus objetivos?

Tudo isso precisa ser analisado antes de fazer a escolha. Quanto mais pesquisa você fizer menores serão as chances de se arrepender depois. E, pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo nisso. Veja abaixo quais são elas!

Pós-Graduação: Como escolher a ideal para sua carreira

Como escolher uma boa pós-graduação

Quanto tempo disponível você tem?

Esse é um fator muito importante para se questionar antes de embarcar em uma pós-graduação. Você não pode pensar apenas no tempo que usa para assistir às aulas, mas também no que usa para fazer as atividades, provas e estudar em casa.

Cuidado com as pós-graduações que costumam oferecer conclusão em 6 meses ou até menos. Se você não tem muito tempo disponível, o melhor mesmo é optar por algo a longo prazo.

Qual o seu nível de experiência?

Outro ponto que ajuda você a decidir qual é a melhor pós-graduação de acordo com o seu interesse. É bastante comum que, assim que os alunos acabam a graduação comecem logo em uma pós. Porém, ter um período de experiência, ainda que pequeno, pode ser essencial para descobrir as suas aptidões no mercado de trabalho e seguir o caminho mais promissor.

Presencial ou online?

Atualmente podemos encontrar boas opções de pós-graduação tanto online quanto presencial, mas a escolha dessas duas modalidades depende de alguns fatores. Por exemplo, a pós é na sua cidade ou você terá que viajar? Qual o custo-benefício? Eu consigo me dedicar mesmo com um estudo a distância? Tenho disciplina o suficiente?

Sim, são muitas perguntas, mas para tomar a melhor decisão é preciso pensar em todas elas. Caso o curso de pós-graduação seja em outra cidade, não pense apenas no custo, afinal de contas, é um investimento na sua carreira. Pense em todos os fatores e pondere se vale ou não a pena.

Quais são os seus objetivos?

Para aqueles que não sabem o que querem, qualquer caminho está bom e certamente não é isso que você quer para a sua vida. Pergunte-se: por que decidiu fazer uma pós graduação? Como esse novo conhecimento pode melhorar a sua carreira.

Se achar melhor, defina todos os pontos, os prós e os contras em um papel. Anote ideias e as vantagens de realizar uma especialização. Sabendo qual será a finalidade dela, fica mais fácil escolher a que está mais de acordo com a sua necessidade atual.

A instituição é renomada?

A “fama” da instituição deve ser levada em consideração ou não? A resposta para essa pergunta é: depende. Afinal de contas, nem tudo o que reluz é ouro. O que você precisa fazer antes de escolher a instituição de ensino é entrar em contato, fazer uma visita, analisar, principalmente, a questão do atendimento caso você perca uma prova ou algum prazo.

Fique atento à infraestrutura do local, pois um ambiente confortável e bem iluminado deve ser levado em conta na hora do aprendizado. Veja também a questão da distância. Talvez, se você tiver que pegar 2 ou 3 conduções para chegar e mais outras para voltar pra casa, isso tomará muito do seu tempo e pouco do ensino será aproveitado.

Quer mais ajuda para escolher uma pós-graduação ideal? Entre em contato com a gente!

Quer começar a construir o seu caminho de sucesso? Então veja as opções de pós-graduação que nós oferecemos a você!