Quais as vantagens de um curso EAD?

O crescimento da educação a distância é notório, historicamente falando, o EAD não surgiu somente depois da tecnologia e do mundo virtual, no Brasil, o primeiro curso EAD foi em 1904, quando o Jornal do Brasil ofereceu um curso por meio de cartas para datilógrafos.

Em escala mundial, o primeiro curso EAD surgiu há muito tempo em Boston nos anos de 1978 pelo Jornal norte-americano Gazeta de Boston.

Portanto, essa forma de ensino não é algo novo ou amador, surgiu há muito tempo e é bastante eficiente e funciona para muitas pessoas, além disso,  traz muitas vantagens para o estudante, o que pode ser uma boa escolha em várias situações.

Acontece que, normalmente as pessoas associam o EAD com menos esforço e dedicação, mas a verdade é que o aluno de educação a distância precisa ter muita organização, foco e disciplina para ter bom êxito no curso, além disso, precisa ter um conjunto de habilidades que o levem ao desenvolvimento do autoestudo.

O EAD possui diversas vantagens e atribuições que tornam essa forma de aprendizado uma das melhores estratégias para adquirir conhecimento e realizar um curso superior.

A aprendizagem a distância propicia as seguintes vantagens para os participantes de cursos EAD:

• Permite um aprendizado com mais comodidade e flexibilidade no processo educacional.
  • Possibilita a aprendizagem liberta da dependência da equipe docente.
  • Possibilita que os alunos descubram formas alternativas de construir o conhecimento.
  • O aluno tem o conteúdo de estudo e a interação com seus tutores, sempre disponível a hora que precisar.
  • Permite o aluno estudar e trabalhar em qualquer horário.

Além disso, o ensino a distância custa muito mais barato comparado aos cursos presenciais, tanto em relação às mensalidades como em relação ao custo de deslocamento para a faculdade, gerando uma economia de tempo e dinheiro.

Hoje temos uma diversidades de cursos disponíveis em vários segmentos, o catálogo inclui Pedagogia, estudos tecnológicos, saúde, gastronomia, entre outros. Com o crescimento dessa modalidade de ensino, o acesso ao nível superior se tornou mais acessível para todos os que buscam preparar-se para o concorrido mercado de trabalho, que cada vez está mais exigente, priorizando sempre os mais preparados.

Outros benefícios da modalidade EAD:

• Enriquece a experiência individual
  • Incentiva a observar com olhar crítico diversas opiniões e ideias.
  • Respeita o compasso de diferentes tipos de alunos.
  • Desenvolve a autonomia e ação.
  • Organiza o conhecimento coerente.
  • Adapta habilidades à atualidade social, cultural e geográfica.
  • Proporciona o ensino qualificado sem medida de idade, espaço, local, ou ocupação.
  • Abrange uma quantidade maior de pessoas
  • Incorpora recursos educativos, em ambiente virtual para comunicação entre professor e aluno.

O curso EAD é observado como uma oportunidade que possibilita um desenvolvimento educacional e profissional, para pessoas de várias idades e diferentes tipos de classe social. Gerando oportunidades para todos os que buscam aprimorar suas habilidades profissionais e acadêmicas, acessível em logística, e financeiramente.

Em suma, essa modalidade de ensino funciona como um grande instrumento para  muitos que encontraram nela sua grande chance de obter um diploma de nível superior.

Se você gostou do artigo e foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais e ajude a promover o conhecimento sobre o os cursos EAD, essa ação pode ajudar muitas pessoas que estão em dúvidas quanto à essa modalidade de ensino. Você também pode deixar um comentário aqui abaixo.