Quem pode fazer uma Pós-Graduação ou um MBA?

Para nos tornarmos bons profissionais, além de ter algumas características como flexibilidade, resiliência e outras, também precisamos promover o constante aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos. Se você já tem uma graduação, pode estar na hora de subir mais um nível e fazer uma pós-graduação ou um MBA.

Como escolher entre essas duas opções? Quem pode fazer pós-graduação e quem pode fazer MBA? Continue a leitura deste post e encontre as respostas que precisa sobre o assunto!

Qual é a diferença entre MBA e pós-graduação?

Talvez, essa ainda seja a dúvida de muita gente. Há muito tempo, só existia a pós-graduação, mas agora também temos a opção de escolher um MBA. Só é possível fazer a melhor opção se você tiver o conhecimento necessário sobre o assunto.

Tanto a pós-graduação quanto o MBA têm o mesmo peso em um currículo, a diferença está no foco dos assuntos. O MBA é mais voltado para a área de gestão e negócios, é mais indicado para aqueles que têm o perfil de um líder ou deseja se tornar um gestor de excelência.

No caso da especialização — hoje sinônimo de pós-graduação popularmente falando — é o aprofundamento de uma área. Por exemplo, quem é graduado em direito, pode especializar-se em direito penal. Assim, normalmente, quem faz uma pós possui formação na mesma área.

Para quem é indicado uma pós ou um MBA?

Como dissemos acima, o MBA é direcionado para a área de liderança e gestão. Normalmente, esse tipo de especialização é indicado para pessoas que já possuem alguns anos de experiência na área na qual atuam e querem se tornar líderes.

Por exemplo, você é formado na área de saúde e já passou muito tempo trabalhando em um hospital. Pode fazer um MBA em gestão hospitalar e ocupar um cargo de chefia. Sendo assim, não importa a área na qual você tem formação, o MBA pode se adequar a qualquer uma delas.

No caso da pós-graduação, temos um conhecimento mais específico. Por exemplo, não faz o menor sentido uma pessoa que fez área de saúde fazer uma pós-graduação em direito penal. Ela não usará nenhum dos conhecimentos adquiridos no mercado de trabalho e para entender as aulas, é preciso ter uma base do assunto que só um bacharel em direito possui.

Lembrando ainda que a pós-graduação pode ser de 2 tipos: Lato Sensu  e Stricto Sensu. No caso do primeiro, estamos falando de uma especialização com carga-horária mínima de 360 horas. É o que se convencionou chamar popularmente de pós-graduação. Já o segundo, ou seja, o Stricto Sensu se refere à mestrado e à doutorado. Assim, é uma abordagem mais acadêmica.

Como escolher a instituição?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre uma pós e um MBA, poderá escolher qual dos dois deseja fazer e também definir em qual instituição de ensino fará a matrícula. Você precisa definir qual é o seu perfil: quer ser um líder? Quer ser um gestor? Então faça a sua opção por um MBA de acordo com os seus objetivos e dentro da sua área de conhecimento.

Quer ter mais opções de escolha? Veja as nossas especializações e analise qual é a mais interessante para a sua carreira!