A nova geração de Jovens empreendedores

A nova geração de empreendedores

De acordo com o SEBRAE, pessoas entre 18 e 34 anos estão cada vez mais envolvidas com o empreendedorismo. Por isso, uma nova geração de jovens empreendedores está surgindo no Brasil.

A melhor parte é que grande parte dos empresários iniciantes entram no mercado por oportunidade e não necessidade. Veja mais sobre este cenário no Brasil e conheça 5 casos de sucesso no empreendedorismo.

O cenário atual do Brasil para empreendedores

Depois que as carreiras em cargos públicos deixaram de ser sinônimo de estabilidade, há uma onda crescente de jovens que buscam empreender. Além disso, a perspectiva de trabalhar em algo que se tem paixão, liberdade, flexibilidade de horários e ser o seu próprio chefe são grandes atrativos.

Segundo a pesquisa GEM 2017, do SEBRAE,  o número e jovens empreendedores aumentou de 50% para 57%. Esses dados indicam que há 15,7 milhões de empresários iniciantes no Brasil.

Devido a um cenário com grande desemprego no mercado de trabalho, a perspectiva de começar o seu próprio negócio foi a opção para muitos. Porém, no ano passado, a porcentagem de empreendimentos por oportunidade cresceu de 57% indo para 59%.

Isso significa que cada vez mais brasileiros buscam o empreendedorismo por escolha própria e não por necessidade. Além disso, também há muitos jovens empreendedores com ensino superior completo, mostrando que empreender é um caminho escolhido e não uma consequência da falta de trabalho.

Casos de sucesso de jovens no empreendedorismo

Apostar em carreiras mais criativa, com menos hierarquias e com mais dinamismo é uma tendência atual. Entre os novos empresários estão muitos casos de sucesso. Conheça 5 jovens empreendedores que podem ser uma grande inspiração de evolução profissional.

1. Mark Zuckerberg

Com somente 19 anos, Mark Zuckerberg fundou o que viria a ser a rede social mais utilizada em todo o mundo. Criado em 2004, o Facebook garantiu que Mark esteja entre os jovens mais ricos do planeta. Atualmente, o empresário também é dono de outras duas empresas muito populares: o WhatsApp e o Instagram.

2. Lynsi Snyder

Lynsi foi eleita pela Forbes como uma das jovens empresárias mais ricas em todo o mundo. Ela herdou a rede In-N-Out Burguer, uma hamburgueria famosa nos Estados Unidos. Com isso, a empreendedora foi destacada por exercer uma das lideranças mais confiáveis em seu país.

3. Marcio Kumruian

Marcio é fundador da empresa Netshoes, um grande e-commerce brasileiro. Porém, o começo desse empreendedor foi com uma loja de sapatos física, inaugurada em 2000 no centro de São Paulo. Ainda que a expansão da companhia para um shopping quase tenha levado o empreendimento à falência, ele persistiu. Dessa forma, tornou seu objetivo em realidade nos meios digitais.

4. Kéfera Buchmann

Com 25 anos, a Youtuber conseguiu uma marca de 11 milhões de seguidores em seu canal 5incominutos. O primeiro vídeo de Kéfera foi lançado em 2010 e, após isso, a empresária apenas aumentou seu número de visualizações. Uma de suas conquistas é o lançamento de seu filme nos cinemas. Além disso, seus lucros vêm da produção conteúdo que é remunerada com anúncios patrocinados e Google Adsense.

5. Camila Coutinho

A designer de moda é a autora do Garotas Estúpidas. A empreendedora abandonou seu emprego fixo para viver dos ganhos com o seu blog. Com um grande número de seguidores nas redes sociais e em seu canal, a jovem já trabalhou com grandes nomes como Diane Von Furstenberg e Jimmy Choo. Ela conquistou, inclusive, coleções de roupas lançadas com seu nome.

O empreendedorismo ganha cada vez mais espaço no Brasil. Assim, os jovens empreendedores mostram que é possível ter sucesso ao viver dos seus sonhos. Para isso, é preciso ter persistência e acreditar no próprio potencial.

Gostou do artigo? Então, deixe um comentário contando se você deseja ter seu próprio negócio e em qual área escolheria investir.