6 Passos para retornar ao mercado de trabalho

Há vários motivos pelos quais as pessoas se afastam do mercado de trabalho. Foi demitido e já está procurando emprego há algum tempo, mas não encontra nada, você pode ser também uma mãe que ficou em casa para cuidar dos filhos, mas eles já estão na escola e deseja voltar a trabalhar, entre muitos outros. Retornar ao mercado de trabalho nem sempre é uma das tarefas mais fáceis, mas é, com certeza, possível.

No início pode parecer bem difícil, mas talvez você não esteja fazendo isso da maneira correta, e assim, perdendo oportunidades valiosas. Para ajudá-lo a retornar ao mercado de trabalho de forma mais rápida, abaixo listamos alguns passos para seguir e alcançar os seus objetivos!

1. Aproveite o tempo “parado”

Ainda está desempregado? Então, aproveite o seu tempo para melhorar o seu currículo. Faça diversos cursos na sua área de atuação ou naquela que deseja conquistar a vaga. E, hoje em dia, você nem precisa sair de casa ou tirar dinheiro do bolso para isso. Existem diversos cursos online, bons e gratuitos que você pode assistir. Não achou nenhum gratuito? Há sites que oferecem cursos online excelentes por apenas R$ 20.

Não curte muito cursos online ou precisa de algo que ofereça conhecimento aprofundado? Uma pós-graduação ou um curso de extensão pode ser o que você precisa.

2. Conheça pessoas

Quando você está desempregado, ficar em casa é a sua pior opção. É preciso sair, conhecer pessoas. Muitas vezes é numa conversa informal com um amigo que as coisas acontecem. Há também outras atitudes que pode tomar. Por exemplo, o Sebrae realiza diversas palestras gratuitas nas mais diversas cidades do país. Você pode se inscrever pela internet e depois é só aparecer. Lá, você encontrará diversas outras pessoas que têm os mesmos interesses que os seus.

3. Conheça a ti mesmo

Que tal parar um pouco para refletir e investir no autoconhecimento. Já parou para pensar que você ainda não conseguiu o emprego porque não sabe o que realmente quer? E, se você não sabe o que quer, não saberá para qual local ir. Pode ser que, neste momento, você não possa se dar ao luxo de escolher o emprego dos sonhos, mas é possível usar o primeiro emprego que encontrar como uma escada para alcançar aquilo que deseja.

4. Conheça o mercado

Por que você foi demitido do emprego? Falta de conhecimento em alguma área? Falta de iniciativa? É bom começar a se fazer essas perguntas para que você tenha o mercado precisa quando for procurar emprego. Pergunte-se também qual o tipo de profissional que as empresas querem. Hoje em dia, vale mais alguém que corre atrás e que sabe aonde quer chegar do que alguém que tem diversos cursos, mas não tem iniciativa ou espírito de equipe.

5. Planeje a carreira

O primeiro passo aqui é saber qual o emprego que você deseja? Você quer ter o seu próprio negócio? O que vai fazer e o que está disposto para conquistar isso? A partir disso, comece a pesquisar quais os cursos que precisa fazer, quais os conhecimentos que precisa ter, como conseguir experiência para atuar na área, entre outras coisas. Trace o caminho para alcançar o seu maior objetivo.

6. Esteja nas mídias digitais

Você já ouviu dizer que quem não é visto não é lembrado? Além de passar a ser notado nas mídias sociais, estar nas redes sociais pode ser um caminho de oportunidades. Muitas empresas postam vagas nas redes sociais, portanto, passe a seguir as que estão no seu ramo de atuação. Além disso, se você é profissional autônomo, uma boa ideia é fazer um site e montar um blog. É uma ótima forma de ser encontrado na rede.

Conhece alguém que também que precisa retornar ao mercado de trabalho? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque o seu amigo!