A importância da Gestão Estratégica de Negócios

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Atualmente diversas pessoas vivem o sonho de empreender, mas o que muitas destas pessoas não tem em mente é que elaborar um bom planejamento estratégico e financeiro é fundamental para o sucesso da nova empresa.

Um bom exemplo para isto é o resultado da pesquisa realizada pelo Sebrae, que apresenta os seguintes dados: A cada 100 empresas abertas no Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem ao primeiro ano.

Se você não quer que a sua futura empresa faça parte desta estatística negativa, confira o artigo que preparamos para você e descubra as vantagens e benefícios de cursar  Gestão Estratégica de Negócios e aprofundar seus conhecimentos.

O que é Gestão Estratégica

Antes de apresentarmos todos os benefícios da gestão estratégica, vamos esclarecer de forma prática e concisa o que ela é.

Denominamos Gestão Estratégica o conjunto de ações de gerenciamento dos recursos da empresa, que tem por objetivo alcançar metas. Essa forma de gestão existe para administrar e conduzir um negócio seguindo estratégias estruturais e organizacionais. Sendo assim, você irá otimizar e deixar a gestão do seu negócio mais eficaz.

Como a Gestão Estratégica colabora com os seus negócios?

Se abordássemos de forma rápida, diríamos que a Gestão Estratégica ajuda as empresas de maneira simples, mas de forma essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Ao aplicar esta estratégia na sua organização, é possível otimizar processos e economizar recursos, especialmente os humanos. Resumindo, a Gestão Estratégica ajuda o seu negócio a economizar dinheiro.

Como obter grandes resultados com a Gestão Estratégica

Se você tem um negócio, a nossa pergunta é: há quanto tempo o faturamento anual da sua empresa não cresce?

Se a resposta for há muitos anos, o que temos a dizer é: não adianta esperar grandes resultados se você não criar projetos e ações que podem transformar essas expectativas em algo tangível.

Vamos dar um exemplo simples. Vamos supor que você tenha uma panificadora e que seu faturamento anual está travado em 200 mil. Não tem como você aumentar esse faturamento se você não oferecer nada de novo aos seus clientes. Uma alternativa para aumentar este faturamento seria investir em um projeto de alimentos sem glúten, desta maneira você estaria atraindo novos tipos de clientes e fazendo com que o faturamento aumentasse progressivamente no decorrer do ano.

Este exemplo é uma forma simples de como uma boa gestão estratégica pode mudar os rumos do seu negócio de forma totalmente positiva.

Por fim, é por meio da gestão estratégica que diversos profissionais são conscientizados sobre suas responsabilidades, desta maneira, refletindo no aumento da produtividade e, consequentemente, na competitividade do negócio.

Outro grande fator da gestão é o seu auxilio no uso adequado dos recursos, na redução de gastos e na maximização da rentabilidade de cada ação realizada pela empresa.

Sendo assim, fica claro que é na gestão estratégica que você deve pautar suas ações para promover a melhoria contínua do seu negócio, assim, garantindo a sobrevivência do seu negócio por um longo tempo.

Clique na imagem abaixo e cadastre-se para saber mais sobre o MBA em Gestão Estratégica  de Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *