Tempo de leitura: 2 minutos
A Auditoria Interna nada mais é que um conjunto de procedimentos para aferir os controles internos de uma organização, e é muito comum, e até mesmo necessário a realização constante para que se possa manter o processo organizado e dentro da regularidade.
A ISO 19011 é a normativa mais popular desenvolvida para orientar sobre os princípios na realização destas Auditorias.
Um dos aspectos da ISO 19011 trata especificamente dos Princípios de Auditoria, onde são levados em consideração 6 princípios que definem o comportamento dos auditores.
Quais são estes princípio?
1 – Integridade: Deve ser observado a idoneidade do auditor, ou da equipe auditora, levando em consideração a honestidade e imparcialidade de cada um envolvido no processo, afim de evitar possíveis influências por parte dos auditados.
2 – Apresentação Justa: Há uma preocupação quanto à lisura na apresentação das conclusões da auditoria, e o quão verdadeiras e condizentes com a realidade encontrada durante o processo de audição, assim como com a clareza e objetividade nesta apresentação.
3 – Cuidado Profissional: Aspecto em que é levada em consideração a agilidade na realização do processo, assim como o tamanho da responsabilidade que envolve seu julgamento. Diplomacia e cautela são pré-requisitos de suma importância
4 – Confidencialidade: Cuidado extremo na proteção das informações obtidas, até a apresentação de um relatório final, com intuito inclusive de evitar que as informações possam ser usadas de maneira inapropriada tanto por auditores ou auditados, afim de benefícios pessoais.
5 – Independência: Trata-se da imparcialidade perante as conclusões. É necessário total objetividade durante o processo, e preferencialmente, que no mínimo, em casos de Auditoria Interna, o auditor não tenho ligação com o setor auditado, o que garante uma conclusão baseada apenas em evidências.
6 – Abordagem baseada em Evidência: Para um processo seguro e confiável, é essencial que o método de audição seja planejado e racional, possibilitando assim, a verificação de evidências reais, com amostragens condizentes com a auditoria, e as conclusões inspirem confiabilidade total.
É claro portanto a necessidade do conhecimento destes princípios, e os demais aspectos da ISO 19011 para que a Auditoria seja realizada dentro de um padrão de confiança.
As exigências do mercado de um profissional cada vez mais versátil, com conhecimentos específicos cresce a cada dia. E a Faculdade GAP quer ajudá-lo a atender esta demanda. Conheça o MBA e Engenharia da Qualidade e Segurança de Alimentos.