Não basta ser gostoso. Tem que ter qualidade!

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você, certamente, gosta de ir a um restaurante comer um prato delicioso, mas é claro que, além de gostoso, ele precisa ter qualidade. Você precisa ter a certeza de que está consumindo alimentos que são seguros e que conseguem oferecer grande parte dos nutrientes que possuem. Ter um bom sistema de gestão e segurança dos alimentos é fundamental.

Quando se fala em qualidade dos alimentos estamos falando daquele alimento que é escolhido, dentre muitos outros, pelo consumidor. Aos olhos, é considerado o ideal por ele por causa das características que possui como textura, sabor, cor e outros que tornam o alimento algo de boa qualidade para o consumo.

Porém, já se foi o tempo em que o consumidor se preocupava apenas com esses pontos. Hoje, ele exige também a segurança alimentar e está mais do que disposto a pagar mais por alimentos que vão além da qualidade visual.

Vamos abaixo falar um pouco mais sobre esse assunto e entender por que a qualidade dos alimentos é tão importante!

Por que a qualidade dos alimentos é essencial?

Vamos começar com um exemplo de como a falta de qualidade e gestão durante o processo de fabricação de certos alimentos pode ser extremamente perigoso. Em 2008, em Taiwan, o leite em pó da marca Nestlé foi retirado das prateleiras dos supermercados por conter uma substância chamada melamina, uma substância química presente no plástico. Esse caso causou a morte de 4 crianças e intoxicou mais de 50 mil na China.

É esse tipo de catástrofe que a gestão da qualidade dos alimentos visa evitar analisando alguns critérios não só no produto final como também durante o processo produtivo:

  • condições sanitárias e higiene do local e dos alimentos;
  • composição nutricional dos alimentos que pode ser analisada pelo seu aspecto;
  • preço;
  • um bom serviço, ou seja, análise da relação cliente e consumidor.

Por tudo isso, é fácil perceber o quanto o profissional responsável pela gestão do controle de qualidade dos alimentos é importante e essencial para qualquer indústria alimentícia.

Como o controle de qualidade dos alimentos é feito?

Passo 1: padronização dos alimentos

O primeiro ponto a ser considerado é a criação de um padrão de qualidade do processo. Assim, todo o processo será feito de igual forma e será mais fácil de identificar os pontos que possam ser melhorados ou mesmo que estão errados e que devem ser modificados para oferecer maior qualidade e também aumentar a produtividade da empresa.

Passo 2: definição dos pontos críticos de controle

É justamente nesse passo que o gestor de processo da indústria precisa ficar mais atento. Os pontos críticos de controle se referem justamente sobre os níveis de determinadas substâncias nos alimentos que são liberados ou não e podem oferecer riscos à saúde do consumidor.

Passo 3: defina os indicadores a serem controlados

Aqui, a empresa pode definir com o cliente qual indicador precisa ter maior atenção. Por exemplo, para alimentos perecíveis como as frutas, o indicador armazenamento costuma ser de extrema importância. Você pode usar as Fichas Técnicas para auxiliá-lo nesse trabalho.

Passo 4: acompanhe os resultados

Esse é um dos pontos mais importantes, afinal de contas, o resultado final do produto deve refletir todos os cuidados do processo de produção. É o momento de descartar os produtos que não se encaixam nos parâmetros adotados pela empresa para manter a qualidade dos alimentos.

Passo 5: ofereça e receba feedbacks

Saber o que os clientes acharam do produto entregue é fundamental para melhorar o processo. Esse feedback pode vir de fora ou pode ser interno, seu para o restante da empresa. Isso pode ser feito a qualquer momento, em qualquer ponto do processo produtivo.

O gestor de qualidade, para fazer um bom trabalho e trabalhar em boas empresas, precisa estar sempre aperfeiçoando o seu conhecimento. Por isso, uma boa opção é fazer o MBA em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos na Faculdade GAP.

Conheça um pouco mais sobre o curso e tire todas as suas dúvidas sobre disciplinas, corpo docente, material didático e outras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *