O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AO ESCOLHER UMA PÓS-GRADUAÇÃO

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. A graduação deixou de ser um diferencial e uma garantia para conseguir um bom emprego. Hoje, assim como o domínio de outro idioma, soft skills, etc, uma das formas de se destacar é através da pós-graduação. Por isso, se você ainda se pergunta: “por que eu devo fazer pós-graduação?”, listamos as considerações que você deve levar em conta para investir em uma especialização.

Onde eu quero chegar com a pós-graduação?

É claro que a pós-graduação deve ser em uma área que você tenha afinidade e (muita) paixão, mas você também precisa levar em consideração o quanto ela pode contribuir para o trabalho que você já está exercendo (ou quer exercer). Por exemplo, se você trabalha na área de Jornalismo, e identificou que, apesar do meio digital ser seu fraco, ele vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, essa é uma boa área para investir.

Para encontrar o curso perfeito para você, é preciso reconhecer exatamente onde você quer chegar e o que você pretende na sua carreira. Em seguida, você precisa procurar quais cursos podem te ajudar a conquistar esses objetivos.

São os cursos que estão em alta e são procurados pelo mercado? Conhecimentos que sua área exige? Uma área que você quer seguir para o resto da vida e se especializar? Descubra o que quer fazer, e depois procure quais universidades e instituições de ensino os oferecem.

Momento profissional

Se a sua carreira está estagnada, uma especialização pode ajudá-lo a conseguir uma posição de maior responsabilidade e remuneração, dentro ou fora da empresa. No entanto, a pós deve alavancar – e não prejudicar – a sua vida profissional. Antes de fazer a matrícula, avalie bem a sua disponibilidade de tempo e como o curso poderá afetar seu trabalho e vice-versa.

Muitas vezes, conversar com seu superior imediato, um mentor ou mesmo alguém de Recursos Humanos pode ajudá-lo a escolher o curso que vai trazer mais benefícios para o seu desenvolvimento profissional. Vale mais a pena fazer uma pós para aprofundar seus conhecimentos em uma área específica, mais técnica, ou partir para um curso ligado à gestão? Essa conversa também pode ser um bom momento para negociar seus horários, caso precise sair mais cedo alguns dias, por exemplo. Apresente seu plano de estudos e tente chegar a um acordo que seja bom para você e para a empresa. É melhor deixar tudo combinado antes de se matricular do que precisar justificar depois, ou faltar a muitas aulas por causa do trabalho.

Quando os horários são apertados, uma pós a distância, que reduz o tempo gasto com deslocamentos e permite estudar com maior flexibilidade, pode ser uma boa opção.

Onde fazer?

Escolher em que instituição fazer sua pós-graduação depende muito da disponibilidade do curso. Mas quando você tem mais de uma opção, é importante levar esses pontos importantes em consideração antes de escolher onde fazer sua pós.

Custos e horários

O curso de pós-graduação não pode prejudicar no seu orçamento mensal e nem na sua agenda. Considere os cursos com mais disponibilidade de horário, flexibilidade, custos mais acessíveis e que mais se encaixem com o seu perfil. Só não pode te atrapalhar mais do que ajudar!

Reconhecimento da instituição

Não adianta nada cursar uma pós-graduação em um o curso que é desvalorizado no mercado ou numa instituição completamente desconhecida. O mercado precisa da instituição para valer a pena. Afinal, o diploma não é só enfeite no currículo – o curso deve passar credibilidade e mostrar suas capacidades como profissional.

Professores e experiência

É possível encontrar quais são os professores facilmente acessando o site da instituição que você está considerando estudar. E por que isso é importante, afinal?

Seus futuros professores precisam ser pessoas que têm experiência na área que você quer se especializar, para te fornecer insights valiosos e trazer situações reais que você pode enfrentar. Então, considere: que tipo de bagagem profissional o professor precisaria ter? De que forma as formações, bagagem e experiências dos professores podem te ajudar na sua profissão?

Finalizando, se você pensa em fazer uma pós-graduação, em um ambiente totalmente propício para o seu crescimento, com professores classificados e com vasta bagagem no mercado, faça uma visita a GAP.

Todos as nossas graduações, especializações e derivados são certificadas pelo MEC e aqui, você encontra a pós perfeita para alavancar você no mercado de trabalho com um valor acessível.

Estamos esperando por você! Até o próximo artigo!